sexta-feira, 4 de abril de 2008
O Lobo Ibérico
Espécie: O Lobo Ibérico
Nome Binomial: Canis Lupus
Classificação Científica: Classe (mamífero), Ordem (carnívoro), Família (canídeos) Género (canis).
Distribuição: De Viana do Castelo e de Braga, à província de Trás-os-Montes e parte dos distritos de Aveiro, de Viseu e da Guarda.
Habitat: As suas tocas são buracos situados em zona de vegetação densa, debaixo de rochas, em grutas ou aproveitando e alargando tocas de raposa.
Características: A pelagem é de coloração geral acinzentada, com a zona dorsal castanho-amarelada, mesclada de negro, particularmente sobre o dorso. A zona ventral é clara, de tom em geral branco amarelado. O branco da garganta prolonga-se nas faces. A cauda é acinzentada, com a ponta negra e tem ainda uma pequena mancha dorsal negra no seu terço superior. Apresenta manchas avermelhadas por detrás das orelhas e manchas mais claras no focinho e na garganta. Os membros dianteiros apresentam, na parte da frente, uma faixa longitudinal negra. Os olhos são oblíquos e cor de topázio. A mudança de pelagem de Inverno para a de Verão ocorre em Março/Abril e o fenómeno inverso em Outubro/Novembro.
Factores de ameaças: Perseguição generalizada e escassez de presas naturais. O declínio é actualmente agravado pela fragmentação e destruição do habitat e pelo aumento do número de cães vadios.
Alimentação: A alimentação é muito variada, dependendo da existência ou não de presas selvagens e dos vários tipos de pastoreio presentes em cada região. As principais presas selvagens do lobo são o javali, o corço e o veado, e as presas domésticas mais comuns são a ovelha, a cabra, o cavalo e a vaca. Ocasionalmente também mata e come cães e aproveita cadáveres que encontra.
Reprodução: A época fértil é de Fevereiro a Abril; o período de gestação é de 63 dias, nascendo 3 a 7 crias numa única ninhada por ano. As fêmeas ficam com as crias enquanto o macho procura alimento. Os jovens permanecem com os pais pelo menos durante um ano.
Afonso T
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
O lobo Ibérico é muito fofo e querido.A sua cara é muito querida.É pena estar em vias de extinção.O trabalho está muito educativo e criativo.IC e P.R.
Gosto muito desse trabalho. T.R.
O lobo ibérico é muito fixe e o trabalho e está muito interessante
F.P.
É um animal bacano.
E as imagens e o texto estão óptimos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Do teu grande amigo Gonçalo!!!!!!!!!!!!!!
Tá bueda fixe meu
DG
esta muito fixe,e gostamos muito. a ana diz para nao lhe robares o lapis
tá bué fixeeeeeeeeeeeeee,
porque eu adoro lobos
HI hi HI
adorei o teu trabalho do lobo ibérico esta o maximo e pena e ser uma espécie em vias de extinção mas o teu trabalho e brutal xau
c.g.
lol concordo com todas as pessoas que te comentaram o trbalho continua brutal como sempre esteve com imgens espectaculares e com um contéudo de texto muito util e interessante!!!PARABENS DA TUA AMIGA C.G.!!!
O teu trabalho esta bue fixe!As imagens estao fantasticas.Acho que o Lobo é um animal formidavel.Eles trabalham muito bem em grupo.O texto esta optimo, e é uma pena que este animal tao bonito esteja em vias de extincao.
Da tua amiga Barbara
o trabalho está muito bem feito e graças a ele consegui ter 5 a ciências obrigada uma sugestão todos os trabalhos que fassam publiquem nos aqui... M.V.
Enviar um comentário